terça-feira, 25 de março de 2008

Reportagem no JB

E saiu no domingo de Páscoa, uma reportagem sobre imigração no Jornal do Brasil. A nossa conterrânea Renata Cáseca, do Renata & Renato no Canadá, deu até entrevista, olha que chique!

A reportagem você encontra aqui ou diretamente no blog deles.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Au cours de français

E estamos rumo ao último mês do nosso curso intensivo para iniciantes no Francês. No final de abril, acabamos mais esta etapa e concluímos as horas necessárias para dar entrada no processo por Quebec. O curso no Centro Brasil Canadá é muito bom e nós recomendamos fortemente para quem precisa aprender o idioma e não tem muito tempo para isso.

O professor Marlon, morou muitos anos em Paris e, além de já ter estado no Canadá, tem amigos lá. Quando há alguma curiosidade ou diferenças no idioma, ele sempre nos ensina. Nosso professor fala claramente e já conseguimos entender praticamente 100% do que é dito em sala de aula pois, como sabemos outros idiomas, entendemos que não é preciso compreender cada palavra da frase. Basta ir pelo sentido e pela lógica também.

Para falar aí é mais difícil. O vocabulário ainda é pouco então ficam aqueles buracos nas frases sabe? Je suis aller... hummm... Sabemos os pronomes, os verbos, conjugações, mas como danado se fala 'ao campo de futebol'? Tentamos substituir por sinônimos mas mesmo assim, às vezes a gente empaca bonito. Aí, é escutar música, ver filmes, ler, ler e ler para que o vocabulário aumente todos os dias. Com o nosso meilleur ami dicionário à cotê, sûrement.

Estamos nos dedicando quase que diariamente ao idioma. Temos que pensar que setembro não está assim tão longe e meter a tête nos livros. Quando acabar este módulo no CBC ainda não sabemos o que vamos fazer, pois não é certa a continuação por lá (problemas de horários, professores, algo assim). Ou seja, quando faltar pouco para o fim, já recomeçarei as buscas por estas aulas no nível intermediário.

E para finalizar, uma música que eu sei que é cliché mas que eu (Claudia) sempre achei linda porque está na trilha sonora de um filme que eu amo (Sabrina - a versão com Audrey Hepburn).

La vie en rose
Edith Piaf

Des yeux qui font baisser les miens
Un rire qui se perd sur sa bouche
Voilà le portrait sans retouche
De l'homme auquel j'appartiens

{Refrain:}
Quand il me prend dans ses bras,
Il me parle tout bas
Je vois la vie en rose,
Il me dit des mots d'amour
Des mots de tous les jours,
Et ça m'fait quelque chose
Il est entré dans mon cœur,
Une part de bonheur
Dont je connais la cause,
C'est lui pour moi,
Moi pour lui dans la vie
Il
me l'a dit, l'a juré
Pour la vie
Et
dès que je l'aperçois
Alors je sens en moi
Mon cœur qui bat

Des nuits d'amour à plus finir
Un grand bonheur qui prend sa place
Des ennuis, des chagrins s'effacent
Heureux, heureux à en mourir

{au Refrain}

Des nuits d'amour à en mourir
Un grand bonheur qui prend sa place
Les ennuis, les chagrins s'effacent
Heureux, heureux pour mon plaisir

sexta-feira, 14 de março de 2008

Cultura inútil

Saiu nO Globo.com:

Estão fazendo sucesso em diversos sites de vídeos da internet as cenas de um repórter de televisão canadense atropelado por um trenó bem no meio da apresentação de uma matéria ao vivo.

Após levar um acrobático tombo, o repórter não perde o profissionalismo: “Essa não foi uma boa idéia”, diz ele antes de concluir a matéria, ajudado pelo operador de câmera. Confira o vídeo da nova febre da web.



Com a minha sorte, com certeza eu perderia o profissionalismo e, no mínimo, uns dois dentes.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Entrevistas

E a Programmation des missions de sélection pour les travailleurs qualifiés pour 2008 definiu que as próximas entrevistas em Recife, serão de 19 de abril a 3 de maio. Ou seja, estamos a 36 dias da rodada que definirá o futuro de alguns amigos. Estou super ansiosa para ler os relatos!!!

É muito legal ler o que foi dito, os sentimentos que passaram na hora. Eu sei que cada caso é um caso e não leio apenas para me preparar. Leio principalmente porque eu gosto de ver como as pessoas reagem numa situação tão decisiva na vida. Algumas têm medo, engasgam e travam! Nessa hora eu tenho a velha mania que carrego desde criança, de olhar dois parágrafos adiante para saber que tudo deu certo. Nessa caso, quando encontro a siglazinha CSQ, eu respiro aliviada. Gosto também de quando o entrevistador interage com o casal como se desse força sabe? Acho tão importante isso. Não precisa se envolver, mas um sorriso dele nessas horas, segundo o que eu leio, deve ser o maior alívio né? Deve ser bom ter lembranças legais também desse momento.

Como vocês sabem, esperamos sinceramente estar com o nosso CSQ ainda este ano. Depois de maio, as próximas entrevistas aqui na nossa cidade ocorrerão de 21 de setembro a 4 de outubro. Em São Paulo, ainda tem entrevista antes disso, do dia 5 a 20 de setembro. Tudo bem que hoje em dia, seguir com o processo o quanto antes faz diferença mas sinceramente, pagar duas passagens para São Paulo também faz... no bolso!

Bom, para os que farão as próximas entrevistas BONNE CHANCE! Nous avons la conviction que vous êtes préparé pour ce grand défi. ;)