sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Entrevue - Nous Avons Réussi !!!

NOUS AVOUNS RÉUSSI!!!

Estamos super felizes pois conseguimos mais este degrau, acho que um dos mais difíceis e importantes nesse processo de imigração pro Québec, mas vamos ao que interessa.

Antes de mais nada vamos ao nosso perfil:
João
28 anos, formado em computação desde 2003, mais de 6 anos de experiência na área, 260h de francês.

Cláudia
28 anos, formada em jornalismo desde 2004, com experiência apenas de estágio na área, mas tem mais de 5 anos de experiência como Secretária executiva, também com 260h de francês.

Estávamos super confiantes nos dias anteriores da entrevista, tínhamos feito um projeto de 45 páginas onde relatava a maioria dos nossos gastos futuros (aluguel, supermercado, transporte etc...), falava também sobre o mercado de trabalho nos setores de TI (o meu), de jornalismo (de Cau), entre outros possíveis que poderíamos trabalhar. A maior parte do projeto falava sobre o Québec, cheio de curiosidades sobre a província e também algumas pesquisas sobre os bairros de Montréal.
No dia anterior a entrevista nós já estávamos com a maioria da documentação arrumada, apenas rechecamos tudo, treinamos um pouco nosso francês um com o outro e depois vimos um filme para relaxar.
No dia da entrevista fomos dispensados do trabalho, mas mesmo assim eu acordei super cedo, por volta das 6:10 eu tava acordado, quem me conhece deve imaginar a ansiedade. Levantamos e ficamos de certa forma super tranquilos, treinamos mais um pouco nosso francêse depois ficamos passando o tempo, eu no computador e Cau vendo um filme em francês. Almoçamos no shopping, encontramos por acaso uma pessoa que tinha feito a entrevista pela manhã e tinha passado, trocamos uma idéias e fomos para casa, afinal já faltavam menos de2 horas pra nossa entrevista.
Fomos super alinhados, Cau de terninho e eu todo engravatado (arght). Chegamos por volta de 13:30 no hotel Vila Rica e encontramos um rapaz que logo foi chamado para fazer a entrevista, ficamos cerca de 30 minutos conversando e conferindo algumas coisas, de repente chegou um casal e uma moça que haviam ficado de "recuperação", o entrevistador os tinha solicitado que voltassem no outro dia para analisar o caso deles. Encontramos também o Marco Aurélio de São Luis, gente boa que de certa forma nos passou sua energia positiva.
Às 15:30 em ponto fomos chamados para subir e quando já estávamos no elevador, o recepcionista deu um grito no chamando e informou que ele pediu que aguardássemos mais 10 minutos. Passados os 10 minutos subimos no salão Xaxado, lugar da entrevista e de cara me surpreendi com a estrutura, achei que seria um salão grande. uma mesa grande também, mas na verdade estávamos num cubículo que não tinha mais do que 5 m². O Sr Alcides no recebeu com um Bonjour, se apresentou e disse que ia começar a entrevista e que um não poderia responder a pergunta do outro. Começou comigo em inglês, perguntou sobre minha formação, respondi e depois ele perguntou a mesma coisa pra cau em francês, ela respondeu que é jornalista mas que trabalha como secretária, então ele perguntou em que área ela achava que ia trabalhar, ela falou que poderia trabalhar nas 2 áreas, ele lembrou que o nível de francês exigido é muito alto para qualquer dessas áreas, ela se saiu muito bem dizendo que falava outros idiomas, foi quando ele perguntou qual deles e ela respondeu que falava espanhol e italiano e eles conversaram em espanhol por alguns segundos. Ele se virou pra mim e reclamou que o nível de idioma dela era melhor que o meu e perguntou o porquê. Lógico que comecei a ficar nervoso e a coisa foi piorando, mas no fim das contas explicamos que ela tá mais acostumada a falar em outras línguas por já ter trabalhado em uma escola de idiomas e tudo mais.
Ele pediu nossos diplomas, encrencou com datas, mas conseguimos mostrar os anos que terminamos, pediu também uma prova de onde trabalhamos, nós entregamos cartas de recomendação assinada pelo nosso chefe, pediu certidão de casamento e então começou a perguntar muita coisa em francês comigo, como "O que você fez ontem a noite??" "Onde você aprendeu o francês?" "Porque você escolheu o Quebec" "onde você trabalha", enfim, foi uma enxurrada de perguntas e eu nervoso respondia como podia.
No final ele disse que iria digitar nossos dados e que nos daria uma resposta logo depois. Ao fim ele deu um sorrisinho e disse que fomos aceitos, mas não imprimiu o CSQ, a impressora estava com problemas. Ele nos disse que está indo à São Paulo amanhã (Sábado) e que semana que vem chegará pelos correios o documento.
Desejamos boa viagem e agracemos com um Merci Bien.

No geral a entrevista foi bem tranquila, eu estava um pouco nervoso e por isso não falei nem 30% do que creio que poderia falar, mas só de escutar no final a resposta positiva, isso foi ótimo.

Agredecemos a todos os que nos motivaram e nos ajudaram de alguma forma a chegar até aqui, o caminho ainda é árduo, mas temos fé que tudo dará certo.

À todos que irão fazer a entrevista, muita sorte e calma na hora H hein?

Abraços a todos.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Il manque 1 semaine

Falta 1 semana para a entrevista!

Estamos estudando e organizando os documentos para dar entrada no processo federal o quanto antes.

Estamos bem ansiosos, mas confiantes porque além do nosso francês ter melhorado bastante com as aulas específicas para a entrevista, temos visto que os resultados com o entrevistador aqui em Recife têm sido satisfatórios. Acho que o a praia de Boa Viagem (que fica em frente ao Hotel) acalmou os ânimos dele (rs). Nada como sol e mar.

Obrigada pelos pensamentos positivos de todos. Isso faz um bem enorme nessas horas :)

Boa sorte para Camila, Rossana, Fábia, Renata e todos os outros. Estamos torcendo por vocês!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

L'été indien

E eu lendo os blogs, vi todos comentando o acontecimento da semana: L'été indien.

Curiosa que sou, fui atrás de descobrir o que seria sentir calor em pleno declínio de temperaturas.

A melhor descrição que achei está aqui.

Achei bom porque além de matar a curiosidade, deu para treinar o francês em tempos de entrevista*!



* Faltam 17 dias!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Processo Federal

Bonjour à tous!!!

Enquanto preparamos o projeto e esperamos ansiosamente o dia da entrevista (28/11), já estamos organizando a papelada para dar entrada no processo federal. Nossa intenção é se possível dar entrada no mesmo dia 28, lógicamente se a impressora do consulado não der problema como em março deste ano e se o sistema não tiver fora do ar como em algumas entrevistas em São Paulo.

Ontem fomos à Polícia Federal tirar nossas certidões de antecedentes criminais de âmbito federal. É preciso levar documento de identidade e xerox, lá eles lhe fornecem um formulário e você preenche na hora, é gratuito, fica pronto em 10 dias corridos e tem validade de 90 dias.

Fomos também no Expresso Cidadão do Cordeiro, tirar a certidão de antecedentes criminais de âmbito estadual. Novamente é preciso levar documento de identidade e xerox, preencher um formulário simples e fica pronto em meia hora. Ao contrário do da Polícia Federal, este é pago,(R$9,04 cada se não me engano) lá mesmo é gerado o bloqueto e pode ser pago no banco que têm lá mesmo, tudo bem rápido e prático. Ah, ela também tem validade de 90 dias.

Agora é só preencher os formulários do processo federal e aguardar. Assim que tivermos tudo pronto fazemos um post bem detalhado explicando como preencher os documentos, quais são eles, que documentos são necessários e etc...

À Bientot à tous