quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Joyeux anniversaire!

Parabéns pro meu companheiro de aventuras. Tenho certeza que, com o nosso amor, a gente chega onde a gente quiser.

Je t'aime beaucoup et pour toujours!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

LiveMocha!

Este post é para tirar um pouco a poeira que está se assentando por aqui e dar uma dica de estudo bem interessante.

Como postei anteriormente, vamos fazer a Francisação Online, mas ainda não recebi nenhuma resposta do meu tutor sobre o início das aulas, creio que eles estão dando preferência em formar as turmas com os alunos de níveis mais básicos, visto que alguns conhecidos que fizeram o teste de nivelamento depois de mim e foram qualificados alguns níveis abaixo do meu, já iniciaram as aulas. Enquanto isso vamos tentando manter de alguma forma o contato com a língua, através de filmes, músicas e leituras, além de sites de internet que ajudam no aprendizado; é sobre um desses sites que eu queria falar, o Live Mocha.

Depois de muito ouvir falar, decidi experimentá-lo e tive uma boa surpresa, como eles mesmo dizem na entrada do site "O jeito social de aprender um idioma". Você se cadastra facilmente e informa quais são seus conhecimentos linguísticos. Após isso você pode se matricular em alguns cursos online que incluem lições auditivas, compreensivas, escritas e até mesmo orais, onde você grava o audio e envia para o site.

Ele possui um sistema interessante de pontuações, a cada exercicio que você vai fazendo vai ganhando pontos, além de um sistema de colaboração onde cada usuário pode corrigir exercício dos outros, o que vale alguns pontos também. Alías, você pode cadastrar essas pessoas como amigos e manter contato com pessoas dos mais variados lugares do mundo.

Você recebe e-mail periódicos com o seu desenvolvimento no curso e com algumas dicas para melhor uso dos recursos.

Eu ainda estou engatinhando no site mas me pareceu bastante interessante, fica a dica pra quem está parado e pretende dar uma melhorada nos idiomas.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Francisation En Ligne


Com o final de 2008 acabaram as festas e chegou 2009 prometendo ser um grande ano para nós, mas para que tudo que mentalizamos na virada de ano aconteça, essa é a hora de começarmos a correr atrás dos nossos projetos e o primeiro deles é o aperfeiçoamento de idiomas.

Como passamos o ano de 2008 muito focados no francês, decidimos praticar agora nosso inglês, que principalmente para a minha área será muito exigido, tenho como exemplo o depoimento da Vanessa que disse em seu blog "Se eu pudesse mudar alguma coisa da nossa trajetória, diria que eu estudaria mais inglês antes de vir pra cá. Antes de vir pra cá, a gente coloca o francês em primeiro plano, mas quando chega aqui percebe que, para muitas área o inglês é mais importante que o francês (TI por exemplo)."

Pesquisamos sobre as principais escolas de Recife (Cultura Inglesa, ABA, Fisk, CCAA) e escolhemos o Britanic, primeiro pelo preço ser o mais acessível, segundo pela turma de conversação que não existe nessas outras escolas e por último por que Cau já trabalhou lá, conhece algumas pessoas e sabe como é o método de ensino, fora que é perto de casa.

'Mas e o francês, vocês vão largar mão do idioma, vocês são loucos??' Nem tanto mestre, nem tanto. Com o recebimento do CSQ nos ganhamos direito de fazer um curso a distância de francês patrocinado pelo governo do Québec, chama-se Francisation En Ligne.

O curso parece ser bem interessante, você precisa se cadastrar no site e receberá um e-mail de confirmação de seu usuário, feito isso você deve fazer um teste de nivelamento para saber em que turma você entrará, ouvimos dizer que se você for muito bem no teste você não é colocado em nenhuma turma, mas pode mandar um e-mail pedindo para lhe incluirem em uma turma de nível inferior ao seu.

O teste de nivelamento é bem simples, você tem até 33 minutos para fazê-lo, mas não gastei nem 15 minutos, o resultado já sai na hora, fui classificado como nível 3 e um tutor irá entrar em contato comigo por e-mail para passar as orientações gerais.

Como o curso ainda não começou, eu não sei exatamente como funcionará tudo, mas sei que entrarei em uma classe com alunos de outros países, existem vários exercícios para fazer sozinho, em grupo (os alunos marcam conferências para realizar a tarefa) e alguns orais com o tutor.

Por falar em exercício oral, existem alguns requisitos para você fazer o curso, os principais são:

  • Possuir Banda Larga, pois com internet discada não tem como acompanhar o desenvolvimento dos exercícios
  • Possuir Microfone
  • Possuir Cliente Java instalado
Entre outros, para saber se seu computador possui os requisitos, ao entrar na página do FEL, clique em Demande d'admission e depois em Test Technique, onde o site checará se seu computador tem todos os requisitos, caso não tenha ele tem um botão de ajuda, onde explica como configurá-lo.

A quem está com os CSQ´s em mãos e ainda não fez a inscrição, corra, quem sabe não seremos colegas de classe?

À bientôt.