segunda-feira, 24 de março de 2008

Au cours de français

E estamos rumo ao último mês do nosso curso intensivo para iniciantes no Francês. No final de abril, acabamos mais esta etapa e concluímos as horas necessárias para dar entrada no processo por Quebec. O curso no Centro Brasil Canadá é muito bom e nós recomendamos fortemente para quem precisa aprender o idioma e não tem muito tempo para isso.

O professor Marlon, morou muitos anos em Paris e, além de já ter estado no Canadá, tem amigos lá. Quando há alguma curiosidade ou diferenças no idioma, ele sempre nos ensina. Nosso professor fala claramente e já conseguimos entender praticamente 100% do que é dito em sala de aula pois, como sabemos outros idiomas, entendemos que não é preciso compreender cada palavra da frase. Basta ir pelo sentido e pela lógica também.

Para falar aí é mais difícil. O vocabulário ainda é pouco então ficam aqueles buracos nas frases sabe? Je suis aller... hummm... Sabemos os pronomes, os verbos, conjugações, mas como danado se fala 'ao campo de futebol'? Tentamos substituir por sinônimos mas mesmo assim, às vezes a gente empaca bonito. Aí, é escutar música, ver filmes, ler, ler e ler para que o vocabulário aumente todos os dias. Com o nosso meilleur ami dicionário à cotê, sûrement.

Estamos nos dedicando quase que diariamente ao idioma. Temos que pensar que setembro não está assim tão longe e meter a tête nos livros. Quando acabar este módulo no CBC ainda não sabemos o que vamos fazer, pois não é certa a continuação por lá (problemas de horários, professores, algo assim). Ou seja, quando faltar pouco para o fim, já recomeçarei as buscas por estas aulas no nível intermediário.

E para finalizar, uma música que eu sei que é cliché mas que eu (Claudia) sempre achei linda porque está na trilha sonora de um filme que eu amo (Sabrina - a versão com Audrey Hepburn).

La vie en rose
Edith Piaf

Des yeux qui font baisser les miens
Un rire qui se perd sur sa bouche
Voilà le portrait sans retouche
De l'homme auquel j'appartiens

{Refrain:}
Quand il me prend dans ses bras,
Il me parle tout bas
Je vois la vie en rose,
Il me dit des mots d'amour
Des mots de tous les jours,
Et ça m'fait quelque chose
Il est entré dans mon cœur,
Une part de bonheur
Dont je connais la cause,
C'est lui pour moi,
Moi pour lui dans la vie
Il
me l'a dit, l'a juré
Pour la vie
Et
dès que je l'aperçois
Alors je sens en moi
Mon cœur qui bat

Des nuits d'amour à plus finir
Un grand bonheur qui prend sa place
Des ennuis, des chagrins s'effacent
Heureux, heureux à en mourir

{au Refrain}

Des nuits d'amour à en mourir
Un grand bonheur qui prend sa place
Les ennuis, les chagrins s'effacent
Heureux, heureux pour mon plaisir

0 Comments: