quarta-feira, 14 de maio de 2008

Jornalistas, uni-vos

O mercado de trabalho para jornalistas não é fácil. A começar pelo número de pontos que a profissão tem no processo (zero), reaprender a escrever jornalisticamente, no modo canadense e trabalhar com um inglês/francês perfeito, faz com que um desânimo bata às vezes em mim, quando o assunto é trabalhar na área. Eu deveria ter feito Estatística (12 pontos no processo), mas, infelizmente, estou mais para estar nela quando o assunto é desemprego! (rs)

Ok, hora do meu lado otimista acordar.

Tenho ciência que no início será difícil e terei que estudar bastante para conseguir alguma coisa ao menos relacionada à área de jornalismo. Até mesmo os sites de voluntariado pedem que o inglês/francês sejam fluentes!

Primeiramente, terei que convencer ainda no Brasil, o entrevistador do processo sobre as possibilidades de conseguir um emprego por lá. Quanto a isso, decidi tirar minha carteirinha de jornalista internacional (falarei disso em outro post), juntar alguns anúncios de emprego (tenho vários meses para recolher alguns que pareçam mais 'possíveis' de entrar) e investir ainda no Brasil, em cursos que possam ser de alguma valia no exterior. Diante dessa realidade, como já disse no post anterior, começarei com um curso de fotografia.

Seguem as informações do curso que farei aqui em Recife, para quem se interessar:

Curso de fotografia da Comuniquê
com Ivan Alecrim.

Início das aulas dia 28 de maio.
Aulas até o dia 02 de julho. Exposição Fotográfica com data a combinar.
Aulas às quartas-feiras e aos sábados | das 19h às 21h (quarta-feira) e pela manhã ou á tarde (sábado).

Local: Comuniquê
Avenida Domingos Ferreira, 890 | sala 303 | Boa Viagem (Próximo ao Clinical Center)
Investimento: R$ 330,00 (parcelado: 2X R$ 165 – cheque ou transferência para conta corrente, ou 3X de R$ 110 em cheque).
Contatos: 81-3326.1801 | 81-88951661

Quanto à comprar a câmera, ainda estou pesquisando. Pelo modelo que algumas pessoas têm me indicado, com a bagatela de R$ 2000,00 eu compro uma boa câmera digital para iniciantes. O problema é que juntar dindin pro processo é prioridade né? Lá fora, a mesma câmera é praticamente a metade do preço (isso porque pesquisei pouco). Ou seja, melhor treinar nas câmeras alheias e esperar para comprar quando alguém vier ou quando formos mesmo.

Enquanto isso, alguns exercícios de francês para vocês no site do livro Forum. Os exercícios são corrigidos automaticamente logo após serem feitos. Uma ótima oportunidade para treinar. Bonne chance!

5 Comments:

Carolina said...

Ahã!.....por isso você escreve tão bem...é jornalista!..........

Quanto ao mercado no Canadá, será apenas mais um desafio em que você com certeza será bem sucedida. Dá uma olhadinha nesse tópico http://www.via6.com/topico.php?cid=6682&tid=79368 ...tem gente com a mesma dúvida!

abç,
Carol

Pedro said...

Olá!
Tenho uma colega de trabalho que comprou uma câmera nos EUA há pouco tempo, destas meio que "de profissional", como vc quer. Ela nunca usou e quer vendê-la.
Se vc quiser, posso falar com ela e perguntar o preço/modelo.
De repente vc faz um bom negócio!

Abs,

Pedro

Dani said...

Cau

Te mandei um e-mail sobre a câmera que o Pedro citou aqui em cima!

Gleydson said...

Oi Cláudia!

Curso de fotografia é o que não vai faltar por aqui, fica sossegada.

Eu gosto bastante do assunto e vai ser até bom que você faça por aqui pra já se adaptar com os termos em inglês/francês.

Eu mesmo estou comprando (finalmente!) uma câmera decente aqui. Depois posto algo a respeito.

Abraços pra vocês!

Vanessa e Muryllo said...

Salut amigos !!!

Obrigada mais uma vez pelas palavras de incentivo e digo pra Clau que só nao chorei pq nao saiu mesmo kkkk..
Entao, deixa eu dar uma dica. Tá tão caro assim essas cameras aí? Pq tem um amigo meu que pode fazer uma cotação pra vcs. A nao ser que a camera seja daquela profissionais tipo da Pentax ou Cannon com aquela lente enorrme.. Se interessar me escrevam em pvt.

beijoss