terça-feira, 12 de agosto de 2008

Palestra de M. Benoir St-Jean


Ontem fomos à palestra Imigração Québec. O teatro estava lotado mas ainda bem que chegamos cedo e pudemos nos acomodar melhor. Depois de uma breve apresentação da Aliança Francesa, começou a palestra do M. Benoir St-Jean. Vale dizer que ele começou todo engraçadinho em francês e nós ficamos super felizes porque pudemos entender tudo. Depois da 'pegadinha' ele começou as explicações no seu portufranhol (sim, ele misturou 3 idiomas).

Após algumas explanações sobre a localização do Québec, ele nos deu alguns dados já bastante conhecidos de quem vem estudando o Canadá - vou citar apenas os mais relevantes para nós:

- Montreal é a 3ª cidade no país para o setor de tecnologia;
- Existem 1,2 homicídios para cada 100 mil habitantes;
- O salário mínimo mensal para quem trabalha 40hrs/semana é de $ 1.400,00;
- Apresentação do site emploiquebec e o da comissão de normas do trabalho do Québec.

Além disso, falou também sobre equivalências de diplomas e as áreas em franco crescimento na província (tecnologia, aviação, moda, turismo, saúde, entre outras).

Ele explicou detalhadamente o programa para trabalhadores qualificados, e das motivações do governo do Québec para continuar com o programa indefinidamente (ou seja, nada de Canadá trancar as portas ano que vem como andam falando por aí). No ano de 2007, 44 mil imigrantes do mundo todo foram recebidos e a meta para 2008 é que 55 mil aterrissem por lá. Foi citado também o apoio do governo e as novas medidas que a ministra de imigração têm tomado para que o imigrante tenha sucesso em sua jornada.

M. Benoir deixou claro que o visto a ser dado é legal, permanente e que a cidadania nos será concedida após um período de 3 anos vivendo no Canadá (após aplicação da prova). A primeira parte do processo, segundo ele, tem durado em torno de 6 a 8 meses. Pessoas que enviaram em fevereiro/março, ainda têm chances de serem chamadas para a entrevista este ano. De acordo com o que ele nos disse, o pessoal do escritório de imigração já recuperou um pouco do atraso devido à mudança Buenos Aires - São Paulo.

Pelo que vimos, os critérios universais de seleção continuam os mesmos e a questão da adaptabilidade é realmente estudar o país e apresentar um projeto bem-feito. Não existe predileção entre quem vai para Montreal ou cidades do interior mas, segundo ele, é bom estar informado se alguma dessas cidades possui o seu campo de trabalho, se existe a possibilidade de exercer a sua função lá.

O Francês continua sendo importante assim como o Inglês. O básico são 150hrs, o intermediário inferior 200hrs, o intermediário superior exige o mínimo de 250hrs e o avançado 300hrs ou mais. Disse que a entrevista pode ser que aconteça também em Recife mas no slide tinha apenas São Paulo. Ah! As pessoas estão sendo chamadas por ordem de chegada de dossiê. Segundo M. Benoir, não existe prioridade para as área de maior demanda ou para quem tem filhos por exemplo.

A palestra foi finalizada com razões de porque escolher o Québec, mas estas já sabemos decoradas né?

Enfim, nada de novo nos foi acrescentado já que estamos estudando diariamente o processo e lendo experiências de quem já está partindo. Foi bom por escutarmos as coisas de um representante do órgão oficial mas confesso que perdemos um pouco a paciência com as perguntas das pessoas. Eu sei que devemos respeitar mas eu juro que teve uma pergunta que durou quase 10 minutos! Haja retórica!!

Mas foi mais ou menos isso. Vamos esperar o pessoal dos outros dias para ver se ele deixou escapar alguma informação importante ou se alguma pergunta interessante surgiu.

À bientôt!

7 Comments:

Anne Caroline said...

oow Cau..

Que bom que a palestra foi válida.. Como andam as pesquisas..?

Beijos,

Anne

Giselle said...

Amei o post! Apesar de poucas novidades foi esclarecedor no sentido dos boatos que estavam rolando... E além do mais, deu pra entender que pra quem enviou o dossiê em junho, como nós, entrevista só no ano q vem!
E seja o q Deus quizer!

E por aqui no Rio a palestra ainda está "a confirmar"...

Une accolade, mes amis!

Sara e Vitor said...

Oi Cau, tudo bem!?

Fico feliz que a palestra tenha sido boa, apesar de não ter acrescentado "nada", tudo em relação ao Canadá, é válido, principalmente a "quebra" de boatos, que isso as vezes termina preocupando. Valeu pelas dicas! (:

Um abraço, Cau!

Vitor

Carina Albuquerque said...

Olá!
Engraçado, vim parar no blog de vocês por acaso e pela primeira vez leio algo nos blogs sobre o processo que de fato vivenciei :P Explico... é que eu também fui pra essa palestra (essa mesma, do dia 11.. sou de recife!)e quando comecei a ler o post fui achando tudo muito familiar.. porque será? hehehe
Tenho certeza que vi vocês na palestra (sentados do lado direito no teatro?) e acho que vocês também ficaram até o finalzinho né? Algumas perguntas estavam realmente bem sem noção, sem falar que muitas eram sobre coisas que ele havia dito na palestra ou que o google resolveria em 2 segundos!
Enfim.. toda essa embromação (estou muito falante hoje..) foi pra desejar boa sorte no processo!

Aproveitei e li um pouquinho mais do blog de vocês, muito legal :)

Tudo de bom pra vocês!
Carina

Jão said...

Carina, não conseguimos entrar no seu blog.

Obrigado pelas palavras de incentivo, são sempre bem vindas.

Não sei se era a gente que você viu, estávamos na verdade do lado esquerdo , considerando que estamos de frente ao palco e realmente ficamos até o finalzinho.

Boa sorte para você também...

Abraços

Anônimo said...

Good for people to know.

Luiz said...

Ola!

estou aqui procurando indicios p/ qual cidade mesmo virao e me deparei com um detalhe aqui. Pelo q entendi o destino é Montreal. "Frances continua sendo importante", mas ingles em Montreal é tudo de importante tb. "Area de tecnologia"... me parece TI, errei? Um amigo meu famoso de outro blog veio p/ a cidade de Quebec pois estava encontrando mais ofertas na area dele (segurança de info) aqui na capital. Outro amigo meu q chegou a muitos meses em MTL e nao tem ingles bom o suficiente ainda esta penando p/ encontrar uma vaga em TI. Ou seja, nao sei o nivel de ingles e frances de vcs, mas pesquisem tb sobre a cidade de Quebec, mais tranquila, com boas oportunidades e muita segurança! É a capital de provincia mais tranquila do país.
Bem, agora q ja fiz a propaganda gratuita da cidade (rs) fica o convite de quando chegarem por aqui visitarem e conhecerem a cidade que sei q irao adorar ;) Todos adoram...rs Mas MTL tb tem seus encantos e vantagens. Escolher sem estar aqui é uma tarefa ardua mesmo :D

Abs e boa sorte!