sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Le projet

Enquanto nossa convocação não vem, o medo de ser chamado nos forçou a estudarmos mais. Todo dia estamos revisando algum assunto, conversando entre nós en français e começamos a fazer o projeto para apresentarmos ao entrevistador.

Vou colocar aqui algumas coisas que estamos fazendo para, além de ajudar quem ainda não começou, receber dicas de quem já passou por isso. Não sei se estamos fazendo certo ou errado, mas pesquisar tem ajudado muito a passar o tempo e adquirir conhecimentos sobre o processo de imigração e tudo que o envolve.

Primeiramente, estamos tentando organizar tudo o que já temos. Afinal, já faz 1 ano que estamos com essa idéia, então informação é o que não falta. No (ótimo) site do Bonjour Québec, solicitamos o mapa da cidade de Montreal e já recebemos. É grande e bem completinho. Menos uma coisa para gastar dinheiro porque pensávamos em imprimir o que temos em arquivo digital.

O João começou a procurar lugares para morar. Conseguimos algumas dicas lendo blogs de gente que mora lá e de gente que já já está indo. Através do Google Earth, a gente consegue ver distâncias e até alguns estabelecimentos que têm por perto. O João achou ótimo um site de imobiliária que tem as fotos dos apartamentos (eu sei que existe photoshop, mas é legal pra ter idéia) e tudo o que está incluso no precinho lá. Ainda tem outros, mas estamos apenas começando a organizar essa parte.

Eu estou finalizando uma planilha que fiz com custos de supermercado. Passei algumas boas horas organizando mas dá até gosto de ver o resultado. Agora, temos idéia de quanto custa cada item que costumamos comprar por aqui (minha gente, o que é um pote de manteiga com 500gr? hahaha). Fiz essa pesquisa através do IGA e agora estou "descobrindo" o Supermarches.ca.

Emprego, portfolio, estudos, vestuário, sabemos que ainda tem muita coisa pela frente, mas por enquanto é isso. Como diz o meu sábio e paciente marido, "uma coisa de cada vez e a gente chega lá".

Bisous.

PS: Obrigada por todos os incentivos no post anterior ;)

8 Comments:

Sara e Vitor said...

Oi Cau, tudo bem!?

É isso aí, nada melhor do que um bom planejamento e preparação! Quanto mais planejados e organizados, maiores as chances de passar menos sufoco, não é mesmo!? Boa sorte pra vocês na entrevista! Vai dar tudo certo!!! Estaremos torcendo por vocês!

Um grande abraço!

Vitor

Gisa e Diogo said...

Esse é o básico mesmo. Quando nós fomos para a entrevista, levamos uma pasta com nossas pesquisas sobre o Canadá, Québec e Montréal (mas, isso o entrevistador nem olhou), alguns anúncios de aps, uma planilha c/os preços dos alimentos, alguns folders de supermercados e os valores dos transportes públicos. Numa outra pasta, uma pesquisa sobre nossa área de trabalho e 05 propostas de empregos p/cada um. A dica que eu dou é para marcar os dados mais relevantes c/piloto, pois são esses os observados. Fora isso, levamos pencas de coisas do bonjour, mas ele n quis olhar também e um mapinha c/algumas marcações. Foi isso =) Boa sorte!

Ninha said...

Ai que fofo !!!
Fala sério, esse planejamento deve aumentar mais ainda a anciedade de estar la e da tal entrevista han ?
Aqui em casa tb ja temos salvo os supermecados, loja de móveis, escolas, site de aluguel ...tudinho e eu paquero eles pelo menos 1 dia na semana.
Amiga, olha como esse tempo voou...tem quase 1 ano que nos conhecemos, fazíamos planos para dar entrada e olha só...to com 4 meses ja de processo, vc esperando a convocação pra entrevista ja com seu planejamento em ordem...tomara que continue voando assim ...

Estamos na torcida pra que a carta da entrevista chegue ja !

Beijos

Anne Caroline said...

Cau!!

Que boas notícias... Eu ando tão sumida, mas não menos ansiosa! rsrsrs Estou pesquisando algumas coisinhas pro níver do meu pequeno, aí já viu! Como andam as conversas em francês..?

Beijooo grande..

Marcio, Fernanda, Ágata e Lucas (vem aí) said...

Ola Cau e Jao;

Valeu pela visita de vcs! Nao se preocupem, pq se nao me engano, vcs enviaram os docs quase na mesma época que a gente, entao o e-mail já já chega! hehehe

Em relaçao às perguntas, a minha sra ja esta estudando e eu nao hahahah que triste... por enquanto eu to preocupado em aprender falar direito, para isto tenho feito muita conversaçao com o prof particular... 3h/semana hehehe

Eu ainda nem comecei a montar a pastinha com as info, mas eu tamem acessei o site bonjoir quebec e recebi os mapas de Montreal e quebec hehehe... Neste momento, estou efetuando o levantamento dos docs para a etapa federal, pq se a gente conseguir ja o CSQ no dia 10/11, ja entregamos em maos os docs junto com o CSQ no mesmo dia hehehe...

Amanha começo a pesquisar sobre a coisas cotidianas da cidade de quebec.

Um grande abraço para vcs e como de praxe... esperar..... esperar... espezzzzzZZZzzzzz
=)

Joana Nunes said...

Oi, gente! Muito prazer, somos Joana e Danilo e também estamos tentando ir para o Quebec. =c)
Gostariamos de fazer contato, tirar algumas duvidas e, enfim, fazer amizade! Temos um blog agora, deem um pulo lá se puderem, gostamos muito do blog de vocês!

Beijão!

Anônimo said...

É isso aí Cau e João!

Vão organizando a papeladade de vocês aí que já já chega a convocação.

Fomos na palestra aqui no Rio o Sr. Benoit disse que chamariam todos que deram entrada até o fim de maio.

Nós apertamos o passo nos estudos e estamos organizando nosso dociê tb.

Acabei de mandar o fax confirmando a nossa entrevista para dezembro em sampa.

Muita anciedade...

Abraços e estamos torcendo por vocês!

Fernanda said...

Oi!!! Td bem com vcs?
Estou acompanhando o blogo de vcs há um tempinho e fiquei super feliz de saber que logo farão a entrevista. Eu enviei a documentação em Junho deste ano, então acredito q só no ano q vem farei a entrevista. Mas acho até melhor, pois o meu Francês ainda não está muito bom :-). Li que vcs pediram um mapa de Montreal pelo Bonjour Quebec, q legal! Eu já pedi umas brochuras informativas de lá, mas não achei um campo para pedir pelos mapas... vcs pediram por aquele campo quando se solicita as brochuras? Bjs e boa sorte na entrevista!