sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Entrevue - Nous Avons Réussi !!!

NOUS AVOUNS RÉUSSI!!!

Estamos super felizes pois conseguimos mais este degrau, acho que um dos mais difíceis e importantes nesse processo de imigração pro Québec, mas vamos ao que interessa.

Antes de mais nada vamos ao nosso perfil:
João
28 anos, formado em computação desde 2003, mais de 6 anos de experiência na área, 260h de francês.

Cláudia
28 anos, formada em jornalismo desde 2004, com experiência apenas de estágio na área, mas tem mais de 5 anos de experiência como Secretária executiva, também com 260h de francês.

Estávamos super confiantes nos dias anteriores da entrevista, tínhamos feito um projeto de 45 páginas onde relatava a maioria dos nossos gastos futuros (aluguel, supermercado, transporte etc...), falava também sobre o mercado de trabalho nos setores de TI (o meu), de jornalismo (de Cau), entre outros possíveis que poderíamos trabalhar. A maior parte do projeto falava sobre o Québec, cheio de curiosidades sobre a província e também algumas pesquisas sobre os bairros de Montréal.
No dia anterior a entrevista nós já estávamos com a maioria da documentação arrumada, apenas rechecamos tudo, treinamos um pouco nosso francês um com o outro e depois vimos um filme para relaxar.
No dia da entrevista fomos dispensados do trabalho, mas mesmo assim eu acordei super cedo, por volta das 6:10 eu tava acordado, quem me conhece deve imaginar a ansiedade. Levantamos e ficamos de certa forma super tranquilos, treinamos mais um pouco nosso francêse depois ficamos passando o tempo, eu no computador e Cau vendo um filme em francês. Almoçamos no shopping, encontramos por acaso uma pessoa que tinha feito a entrevista pela manhã e tinha passado, trocamos uma idéias e fomos para casa, afinal já faltavam menos de2 horas pra nossa entrevista.
Fomos super alinhados, Cau de terninho e eu todo engravatado (arght). Chegamos por volta de 13:30 no hotel Vila Rica e encontramos um rapaz que logo foi chamado para fazer a entrevista, ficamos cerca de 30 minutos conversando e conferindo algumas coisas, de repente chegou um casal e uma moça que haviam ficado de "recuperação", o entrevistador os tinha solicitado que voltassem no outro dia para analisar o caso deles. Encontramos também o Marco Aurélio de São Luis, gente boa que de certa forma nos passou sua energia positiva.
Às 15:30 em ponto fomos chamados para subir e quando já estávamos no elevador, o recepcionista deu um grito no chamando e informou que ele pediu que aguardássemos mais 10 minutos. Passados os 10 minutos subimos no salão Xaxado, lugar da entrevista e de cara me surpreendi com a estrutura, achei que seria um salão grande. uma mesa grande também, mas na verdade estávamos num cubículo que não tinha mais do que 5 m². O Sr Alcides no recebeu com um Bonjour, se apresentou e disse que ia começar a entrevista e que um não poderia responder a pergunta do outro. Começou comigo em inglês, perguntou sobre minha formação, respondi e depois ele perguntou a mesma coisa pra cau em francês, ela respondeu que é jornalista mas que trabalha como secretária, então ele perguntou em que área ela achava que ia trabalhar, ela falou que poderia trabalhar nas 2 áreas, ele lembrou que o nível de francês exigido é muito alto para qualquer dessas áreas, ela se saiu muito bem dizendo que falava outros idiomas, foi quando ele perguntou qual deles e ela respondeu que falava espanhol e italiano e eles conversaram em espanhol por alguns segundos. Ele se virou pra mim e reclamou que o nível de idioma dela era melhor que o meu e perguntou o porquê. Lógico que comecei a ficar nervoso e a coisa foi piorando, mas no fim das contas explicamos que ela tá mais acostumada a falar em outras línguas por já ter trabalhado em uma escola de idiomas e tudo mais.
Ele pediu nossos diplomas, encrencou com datas, mas conseguimos mostrar os anos que terminamos, pediu também uma prova de onde trabalhamos, nós entregamos cartas de recomendação assinada pelo nosso chefe, pediu certidão de casamento e então começou a perguntar muita coisa em francês comigo, como "O que você fez ontem a noite??" "Onde você aprendeu o francês?" "Porque você escolheu o Quebec" "onde você trabalha", enfim, foi uma enxurrada de perguntas e eu nervoso respondia como podia.
No final ele disse que iria digitar nossos dados e que nos daria uma resposta logo depois. Ao fim ele deu um sorrisinho e disse que fomos aceitos, mas não imprimiu o CSQ, a impressora estava com problemas. Ele nos disse que está indo à São Paulo amanhã (Sábado) e que semana que vem chegará pelos correios o documento.
Desejamos boa viagem e agracemos com um Merci Bien.

No geral a entrevista foi bem tranquila, eu estava um pouco nervoso e por isso não falei nem 30% do que creio que poderia falar, mas só de escutar no final a resposta positiva, isso foi ótimo.

Agredecemos a todos os que nos motivaram e nos ajudaram de alguma forma a chegar até aqui, o caminho ainda é árduo, mas temos fé que tudo dará certo.

À todos que irão fazer a entrevista, muita sorte e calma na hora H hein?

Abraços a todos.

19 Comments:

Rossana said...

\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

ARRASAMOS!!!VIva nosso CSQ!!!

Parabéns para nóssss!!!!!

Beijos

José Almeida said...

Parabéns, boa sorte nessa nova fase, não vejo a hora de dar entrada nesse processo e alcançar essas etapas, em breve vocês estarão chegando no canada, uma das etapas cruciais vocês passaram, sempre que tem noticia nova eu corro pro blog de vocês, tem me ajudado muito a colher informações.
abraços

Vanessa e Muryllo said...

Uhuuuuu !!Félicitacions à vous!! Maintenant vous reste la parte plus facile hehe
Je vous attende ici anxieusement :D

bisous et bonne fin de semaine!!

Marcio, Fernanda e Ágata said...

Irááááááá

EU JA SABIA!!!! hehehehe

Hora de comemorar.. tudo de bom... sexta-feira, CSQ sendo encaminhado hehehe

Meus parabéns e vamos esperar novamente... hehehhe voltar a ficar sentadinhos esperando resposta da Federal!

Parabéns pra vcs 2!

OK said...

Sr. e Sra. Bronhas,

Parabens! Sabia que ia dar tudo certo. Voces merecem. Se tudo der certo por aqui tb, vou visitar voces antes do que imaginam! (rs)

O.

Anônimo said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo said...

Félicitations!

Est-ce que cette bonne nouvelle!

Nous croyons que toutes les personnes qui sont dans le processus, restent trop heureux quand quelqu'un gagne le CSQ, parce que nous motivent à continuer la journée!

Félicitations encore une fois,
Luciana et Vicente Couto

Leila e Júnior said...

Oi, João e Cau!!!

Parabéns...Esforço dobrado nos estudos e preparativos só teria uma resposta positiva: sucesso no CSQ. Desejamos muito sucesso nesta nova etapa, agora é esperar o Federal, fazer os exames, pegar os vistos e...mudança para o Canadá.
Beijos pra vcs e sucesso! Vcs merecem!
Leila e Júnior

Camila Novais said...

Que maravilha!!!!!! Estamos muito felizes por vocês!!!!!

Vamos nos falando, hein?

Camila e Maurício

Anne, Samir e Gabriel said...

Estou meio atrasada para cumprimentar, mas PARABÉNS!!!!!!!!! Sabia que ia dar tudo certo!! Ooow João.. rsrsr O importante foi o resultado, né..? A gente sabe que nessas hrs bate um tique e a gente fica meio perdido.. Mais uma etapa vencida, minha gente!!êÊÊê... =]~

Beijos,

Anne

Flávio said...

Opaaaaa!!!

Parabéns aos 2!!!!

Agora é só ter paciência com o Federal e juntar dimdim pra partir!!

Amanhã partimos pra sampa... não agüentamos mais estudar pra essa entrevista... que chegue logo a terça!

Abraços e parabéns!!

Flávio

Sara e Vitor said...

Oi Jão, tudo bem com vocês!?

Que maravilha!!! Fiquei muito feliz com a notícia! Parabéns por mais essa conquista! E vão se acostumando, porque essa será a primeira de muitas!! :D
Jão, não tem como não ficar nervoso com esse terrorismo! Eu, só em ler, fiquei! Hehehe...
Continuamos aqui na torcida e acompanhando a caminhada de vocês!
Qual é o próximo passo agora? Já tem data pra ir?

Um grande abraço,

Vitor

Ninha, Doane e Christal said...

\o/ \o/ \o/
Arrasou !

Amigaaaa, parabéns pra vcs !!!!Eu tinha certeza ja que ia ser mel na chupeta ...
E coloca o maridão pra falar, rsrsrs.

Boa sorte nessa nova fase, e que possamos passar o Outono ou até quem sabe o finzinhu de verão ja por la =P

Bjs

said...

Parabéns e boa sorte na etapa federal!

TAZ said...

Félicitations! Alors, vouz avez reussi! Notre entrevue sera demain ... j'espere que nous nous verons au Québec!
Bonne chance pendant l'étape prochaine.

Fábia said...

Nós já sabíamos, bjs e abraços pra vcs.
Fábia e Alexandre

Joana e Danilo said...

Parabeeeens!

Nao tinhamos tido tempo ainda para ler o depoimento de vcs sobre a entrevista, mas adoramos! Muitos detalhes, assim que é bom! =c)

Agora mais burocracia, mas vai dar tudo certo!!! =c)


Beijos!

Gi e Ro said...

Parabéns pra nós!!!!

Fomos entrevistados ontem (03-12-08) pela Mme Soraia em SP e tb conseguimos o CSQ.

Vamos q vamos!Bjs!
Gi

Aurélio Neto said...

6.10 da manhã??? Acordado e sem despertador??
Você não estava nervoso meu amigo, estava era com o cú na mão!
Mas isso nada mais era do que a vontade de mostrar sua capacidade (dos dois na verdade) e, quem conhece vocês, sabe como era merecida essa aprovação.
Ai ai, acho que vou de férias para o Canadá...