quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Québec no Parque

Salut!

Entre as milhões de coisas que estamos providenciando para nos apresentarmos bem na entrevista, houve tempo para que eu participasse de um encontrinho do nosso grupo de discussão 'Québec no Parque'. João não foi porque ficou em casa estudando, afinal, alguém tem que ser responsável nessa família (rs).

O melhor desse grupo na minha opinião é que ele é democrático. O lugar é sempre o mesmo e o dia (domingo) também, portanto, ninguém passa trilhões de e-mails tentando chegar a um consenso nisso. Cada um leva o que dá e todo mundo tem voz ali. Bons amigos surgiram. Enfim, dá gosto de ir e ajudar a quem puder.

Aliás, obrigada a Beto que explica quase todo o dia como foi a entrevista dele. Também foi muito bom rever quem eu já tinha visto no encontro passado e conhecer os novos sonhadores.



Semana que vem, eu terei cinco dias de férias para pesquisar mais calmamente o que falta e adiantar o processo federal. Pretendemos enviar a documentação assim que estivermos com o suado CSQ e torcer para que o nosso cronograma se realize: Verão em terras canadenses!

De volta aos estudos.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

1 ano de blog


Olá pessoas!

Eu sei que eu disse que o João ia falar mais sobre o recebimento do e-mail e tal mas infelizmente o tempo (sempre ele) nunca deixa.

Mas enfim, eu estava super ansiosa na sexta-feira passada. Como eu tinha dito no post anterior ao do recebimento do e-mail, sexta-feira é o dia escolhido pelo escritório para enviar os e-mails de convocação. Passamos quase o dia todo esperando e nada. Até que de tarde, o João sobe aqui na minha sala (quem não lembra, trabalhamos na mesma empresa), com um papel na mão. Eu já estava tão sem esperanças que nem acreditei quando vi as benditas palavrinhas dizendo a data da nossa entrevista. Dia 28/11! Comemoramos jantando Mc Donalds (eu) e Burger King (ele) porque imigrante não pode gastar muito né? (rs)

Agora a agonia verdadeiramente começou. Estamos acelerando a conclusão do projeto e intensificando as aulas de francês. Ficamos meio preocupados porque a nossa querida professora está lotada de aulas, mas parece que vai dar tudo certo. Faremos um super intensivo para treinar todas as respostas sem parecer decorado óbvio porque é só dizer pra mim que precisa ser decorado que eu já me esqueço tudo. É o mal dos espontâneos, eu acho. (rs)

Aproveitamos também o post para parabenizarmos nosso blog que fez 1 ano ontem. Ou seja, faz 1 ano que decidimos mudar de vida. Faz 1 ano que decidimos não comprar apartamento, aprender francês, viver longe da família, fazer novos amigos, tentar ser feliz em outro país. Até agora ainda achamos que esta foi a melhor decisão para nós e para o filho que queremos ter. Acreditamos muito que vai dar certo e estamos dispostos a fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que dê.

Obrigada aos amigos que fazemos e ainda faremos aqui. Achamos que vocês são o melhor que este espaço nos traz.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Convocação

E esse post é bem rapidinho porque já estou de saída do trabalho... só para dizer que FOMOS CONVOCADOS!!!

Entrevista em novembro.

E eu toda borocochô no post abaixo, agora estou radiante!!!

O João conta mais aqui depois porque para mim, fim de semana não combina com computador.

Yay \o/

Le Projet II

Bom, ainda não recebemos o e-mail, carta ou sinal de fumaça do escritório de imigração. Como temos visto, as sextas-feiras estão se mostrando boas surpresas para o pessoal que enviou a documentação até final de abril. Na verdade, vimos até alguns (poucos) casos de pessoas de SP que enviaram em maio e tiveram as entrevistas marcadas para dezembro. De Recife, que tenha se pronunciado, ninguém. O Rodrigo da Quero ir para Québec acaba de saber que a entrevista dele será 09/12, aqui na terrinha. Ui!

A gente até está pensando em ligar pra lá pois ouvimos que eles estão sendo bem receptivos, já que a agonia da mudança deve ter passado, mas vamos esperar mais um pouco. Na verdade, essa ansiedade é mais por conta do planejamento mesmo. Como trabalhamos na mesma empresa, temos que programar a falta com bastante antecedência pois serão dois funcionários faltando. Além disso, precisamos reservar um horário com nossa professora de francês para treinarmos a entrevista, já que ela está ficando lotada de tanta aula.

Não estamos muito preocupados com o francês porque chegamos a conclusão que para quem tem menos de 1 ano estudando, até estamos bonzinhos (rs). A única dificuldade mesmo é vocabulário que deve vir apenas com a prática, mas com tanto tempo de estudo de idiomas, sempre utilizamos a técnica de procurar sinônimos das palavras que não sabemos. Não adianta querer dizer do jeito que queremos, bonitinho e gramaticalmente 100% correto, tem é que querer dizer, se comunicar.

Além disso, temos o projeto né? Como já dissemos anteriormente, ainda que a gente não saiba quando vá ser chamado, estamos organizando nossos conhecimentos para apresentação na entrevista. Tudo bem que um monte de gente diz que o entrevistador nem olha, mas dá segurança saber que ele tá ali, né? Une question de précaution. Já organizamos supermarché, communication e transport. Agora estamos pesquisando sobre estudos e mercado de trabalho. Inicialmente está sendo difícil porque é tanta informação que você às vezes se perde. Estou tentando delimitar ao máximo para ver se consigo ser mais objetiva e jogando a parte do João para ele porque de informática, eu só entendo de coisinhas divertidas (rs). Ele deve depois falar sobre o que encontrou aqui - assim como eu, sûrement.

Ah, encontro sendo marcado pelo Québec no Parque, hein? A gente deve dar mais detalhes na sequência.


Bisous!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Blogs

E uma matéria bem legal sobre blogs que os migrantes de diversas partes do mundo escrevem, saiu na revista do Itaú Cultural.

Sobre o Canadá, quem falou foi a Paula, do Era do Gelo.

Lá embaixo da matéria, tem um link bem interessante com várias reportagens para futuros imigrantes brasileiros. É o site Sair do Brasil, que foi fundado em 2007 e traz dicas para quem quer estudar, trabalhar, ter uma experiência fora do seu lugar de origem. Enfim, um lugar legal e cheio de informações úteis para quem tem um tempinho a mais na Internet.