quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Francisation En Ligne


Com o final de 2008 acabaram as festas e chegou 2009 prometendo ser um grande ano para nós, mas para que tudo que mentalizamos na virada de ano aconteça, essa é a hora de começarmos a correr atrás dos nossos projetos e o primeiro deles é o aperfeiçoamento de idiomas.

Como passamos o ano de 2008 muito focados no francês, decidimos praticar agora nosso inglês, que principalmente para a minha área será muito exigido, tenho como exemplo o depoimento da Vanessa que disse em seu blog "Se eu pudesse mudar alguma coisa da nossa trajetória, diria que eu estudaria mais inglês antes de vir pra cá. Antes de vir pra cá, a gente coloca o francês em primeiro plano, mas quando chega aqui percebe que, para muitas área o inglês é mais importante que o francês (TI por exemplo)."

Pesquisamos sobre as principais escolas de Recife (Cultura Inglesa, ABA, Fisk, CCAA) e escolhemos o Britanic, primeiro pelo preço ser o mais acessível, segundo pela turma de conversação que não existe nessas outras escolas e por último por que Cau já trabalhou lá, conhece algumas pessoas e sabe como é o método de ensino, fora que é perto de casa.

'Mas e o francês, vocês vão largar mão do idioma, vocês são loucos??' Nem tanto mestre, nem tanto. Com o recebimento do CSQ nos ganhamos direito de fazer um curso a distância de francês patrocinado pelo governo do Québec, chama-se Francisation En Ligne.

O curso parece ser bem interessante, você precisa se cadastrar no site e receberá um e-mail de confirmação de seu usuário, feito isso você deve fazer um teste de nivelamento para saber em que turma você entrará, ouvimos dizer que se você for muito bem no teste você não é colocado em nenhuma turma, mas pode mandar um e-mail pedindo para lhe incluirem em uma turma de nível inferior ao seu.

O teste de nivelamento é bem simples, você tem até 33 minutos para fazê-lo, mas não gastei nem 15 minutos, o resultado já sai na hora, fui classificado como nível 3 e um tutor irá entrar em contato comigo por e-mail para passar as orientações gerais.

Como o curso ainda não começou, eu não sei exatamente como funcionará tudo, mas sei que entrarei em uma classe com alunos de outros países, existem vários exercícios para fazer sozinho, em grupo (os alunos marcam conferências para realizar a tarefa) e alguns orais com o tutor.

Por falar em exercício oral, existem alguns requisitos para você fazer o curso, os principais são:

  • Possuir Banda Larga, pois com internet discada não tem como acompanhar o desenvolvimento dos exercícios
  • Possuir Microfone
  • Possuir Cliente Java instalado
Entre outros, para saber se seu computador possui os requisitos, ao entrar na página do FEL, clique em Demande d'admission e depois em Test Technique, onde o site checará se seu computador tem todos os requisitos, caso não tenha ele tem um botão de ajuda, onde explica como configurá-lo.

A quem está com os CSQ´s em mãos e ainda não fez a inscrição, corra, quem sabe não seremos colegas de classe?

À bientôt.

8 Comments:

JEF said...

João,

Não sei se vi voces em Cecille, mas seus rostos não me são estranhos.
Cara, pelo visto voces estão bem avançados no processo. Que benção!

Vou incluir teu blog no meu para ficar acompanhando teu processo!

Grande abraço

Sara e Vitor said...

Fala Jão, tudo bem?

É isso mesmo, quanto maior for o conhecimento em línguas, maior será o reconhecimento em terras geladas ou onde quer que seja!

Eu estava fazendo francês, mas como tava muito corrido para mim, tive que abandoná-lo, mas pretendo entrar novamente em futuro próximo. Confesso que achei mais difícil que o inglês, mas é bem legal. :)

Boa sorte para vocês no curso!

Abraços,

Vitor

Gisa e Diogo said...

Gente... TI realmente precisa de inglês, mas eu diria para vocês não virem pra cá sem um francês bem afiado porque aqui eles cobram mesmo! Esse é o meu conselho. Bom começo de ano e muita sorte aí nesse caminho!

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

O meu processo é federal, mas pretendo no futuro ter umas aulinhas de francês. Ter os dois idiomas, com certeza ajuda muito por lá. Mas, sem esquecer de dar enfoque no mais importante de acordo com o seu processo. Sucesso a vocês.

E a vida segue...

Giselle said...

Em breve vcs tb devem estar recebendo o e-mail comunicando o inicio do FEL e o nome do tutor.
Um abraço.
Gi

Anne Caroline said...

Que boas notícias!!! Aprender nunca é demais, né minha gente..? Jão.. não deixe de escrever mais sobre o curso, qnd as aulas começarem, viu..?

Beijo grande...

Anne

Luiz said...

Joao... vc é de Recife, né ?! Vc chegou a ir nos encontros de futuros imigrantes no final de 2007? Acho q vcs me parecem familiar.... :)

Joana Nunes said...

Oi, gente! Tudo bem?
Tenho uma dúvida... eu pedi umas brochures no site do Bonjour Quebec, já recebi, é ótima! Mas eu queria pedir também o mapa de Montreal que acho que vcs pediram, nao foi? Vcs podem me dizer onde exatamente, no site, tem o mapa e o formulariozinho de pedido? Nao encontro de jeito nenhum!

Beijao e muito obrigada!