quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Ansiedade

Um dos sentimentos mais difíceis no processo para quem pretende imigrar para o Canadá é a ansiedade. O tempo de espera é muito longo e a vontade que as coisas dêem certo é maior ainda para algumas pessoas. Na verdade, a maioria porque até agora eu não conheci ninguém que dissesse não estar ansioso para estar logo com o visto em mãos.

Não que eu ache que este tempo deveria ser menor. Pelo contrário, acho justo que exista esta preparação porque para alguns vai ser a maior mudança na vida e é preciso estar pronto para as adversidades que porventura possam existir. Lendo os blogs do pessoal que já está lá, dá pra perceber que tudo começa a ser visto através de uma nova perspectiva. Coisas simples como ir no supermercado, fazer matrícula em curso e até placas de trânsito precisam ser reaprendidas e readaptadas à nossa rotina.

Curso de francês, despedida da família, procura de emprego, em tudo a ansiedade está presente. Hoje em dia, nosso hobbie tem sido especular como será a nossa nova vida. Acho que todo mundo passa por isso afinal, imigrante que é imigrante deve meditar sobre o futuro lá no Canadá né?

Nem precisa dizer o quanto estamos ansiosos! Acho que alguns pontos na nossa vida com os quais estamos insatisfeitos colaboram para estarmos assim mas ter a consciência de já estar fazendo algo para as coisas acontecerem, já acalma um pouco esse desejo que o tempo passe voando.

Obrigada a todo mundo que torce por nós. A gente tem certeza que vai dar certo e ler vocês dizendo isso só nos torna ainda mais confiantes. Saibam que também torcemos muito por vocês!


* Para os que perguntaram, o curso de francês no CLE está fluindo bem. Já sabemos mais de 20 verbos no presente, números, dias da semana, meses, negativa, interrogativa e algum vocabulário. Tudo isso em 9 dias. Complementamos estudando em casa, agarrados ao nosso dicionário de 27 reais comprado na Saraiva e a uma gramática com 400 exercícios (quem quiser a gramática, eu mando por e-mail, é só imprimir os exercícios e as respostas).

À bientôt!

8 Comments:

Ninha, Doane e Christal said...

Oi amiga...nem fala que ja fico ansiosa!!!!!!!Dodo tb está no Francês, pois vai fazer o TEF além do IELTS para garantir uns pontinhus extras.
Essa semana iremos arrumar os documentos para tirar os passaportes ja,semana que vem iremos fazer um "hang out" e vamos a Brasília e na chegada tiramos o passaporte e assim q chegarem...tcharaaann!!! Entraremos definitivamente no processo...Ansiedade???Imagina ....
kkkkkkkkk...essa será a palavra do ano.
bjinhus =** Au revoir!

Roberto e Mari - SP Brasil said...

Cau,

Fico feliz que aquele site tenha ajudado; quem sabe você não consegue combinar com o prof. de fazer as aulas presenciais num período que for melhor para vc (melhor que toda semana, devido a distância né..).

Sobre seu post, concordo que a ansiedade e a espera de dar/fazer tudo certo é bem presente na vida de todo imigrante! A única saída é:
"refletir sobre as grandes coisas enquanto se está fazendo as pequenas coisas, para que todas estas pequenas ações sigam na direção certa". Alvin Toffler

Um grande abraço!
Mari e Roberto

Simone said...

cauuuuuuu linda!! No começo eu fiquei meio assim, afinal minha irmã tá indo pra tão longe, mas agora fico feliz por saber que vocês dois tem um sonho e estão lutando por ele, assim como eu também né?! O que é nosso está guardado, com jeitinho tudo se ajeita. TE AMO, si.

Daniel said...

Fiz até um post recentemente sobre esse mesmo assunto. Fica mesmo uma ansiedade de continuar com a vida. è como se estivessemos em satnd by esperando ligar o motor pra recomeçar. Não tem jeito. è aproveitar o tempo pra se preparar melhor.

Abraços
Daniel

Ninha, Doane e Christal said...

Cau, tem um meme la no blog pra vc =P Beijos

Carol, Ênio e Leila said...

Oi Cau,
olha, eu passei os últimos três anos com a cabeça no Canadá. No começo era só um pouco, coisa do tipo: lá as coisas vão ser diferentes. Depois começou a piorar. rs Não gostava da atitude do chefe e já pensava: Qdo eu for para o Canadá vou mandar ele ir para... Pq no Canadá isso não aconteceria. rs Não tem como se desligar. Mesmo o processo sendo longo.
Boa sorte,
Carol

Marcio, Fernanda e Ágata said...

Olá Cau;

Agradecemos a visita e os seus comentários, ficamos felizes que o nosso post tenha ajudado vcs! Vcs estao fazendo o processo por Quebéc ou vao optar pelo processo federal? Ahhh terias como enviar para mim a sua lista de exercício que vc mencionou?

Merci e bonne chance à vous!

Fábia said...

Claudia,
Realmente é uma pena não estudarmos juntas, mas vai dá tudo certo. Conseguiremos enviar nossas documentações juntas e vamos sim nos encontrar para colocar o francês em dia. KKKKK!!!!
Beijos, Fábia