quinta-feira, 24 de abril de 2008

Últimas

Ontem pegamos os nossos passaportes. Tudo OK. Ainda estamos no preenchimento dos formulários pois decidimos respondê-los em francês. Ninguém tem certeza se existe prioridade ou não mas em todo caso, não custa nada né? (mentira, custa muito neurônio queimado)

Os últimos documentos que faltam são o nosso atestado de trabalho feito pela empresa em que estamos no momento; a declaração do curso de francês onde concluímos o básico e a declaração que estaremos matriculados em um curso até a data da entrevista.

O atestado do trabalho o João já pediu e, aparentemente, não vai ser difícil consegui-lo. Estamos preparando estes documentos para agilizar e vamos entregá-los para assinatura ainda essa semana.

Já pedimos a declaração do CBC e apenas na quarta-feira que vem ela poderá ser entregue a nós.

Ontem nos matriculamos no curso da professora Bethe. Ela é ÓTIMA. Já tinha várias referências excelentes mas como precisávamos de uma quantidade de horas acima da oferecida pelo curso dela, tivemos que optar pelo CBC. Agora que acabamos o básico, poderemos continuar com ela e nossos amiguinhos Fábia e Alexandre que também estudam lá.

Então, como apenas receberemos a declaração do CBC na quarta-feira e quinta é feriado, nosso envelope deverá estar fazendo companhia aos outros na sexta-feira, dia 2 de maio. Se Deus quiser!

Ah! Parabéns ao pessoal de Recife que conquistou o CSQ! :)

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Passaportes!!!

Há algum tempo que não escrevo por aqui, Claudia como boa jornalista que é assumiu o posto da redação :)

É com imensa satisfação que demos nosso 1° passo oficial (essas palavras são minhas, porque por Claudia o primeiro passo foi dado faz tempo com o início das aulas de francês e reunião de documentos) em caminhada ao processo de imigração. Demos entrada no passaporte !!!!
Estávamos agoniados com essa etapa pelo fato do processo de obtenção e renovação ter sido modificado, como Cau já explicou no post de baixo.

Ontem foi o dia e saímos mais cedo do trabalho em direção à Polícia Federal no aeroporto. Minha solicitação estava agendada para às 17:40, mas chegamos por volta das 17:20, nos identificamos junto a mulher que ficava na porta com a lista de todos que haviam marcado horário. Às 17:40 em ponto fui convidado a entrar na sala da PF, Cau não teve a mesma sorte e atrasou um pouco. O processo é bem simples, confirmação rápida dos documentos, confirmação de pagamento da taxa, ela fura seu passaporte antigo, com a intenção de desvalidá-lo, tira uma foto sua na hora, registra sua assinatura digitalizada no sistema e coleta impressão digital de todos os dedos, mas não tem mais que sujar a mão, o processo é eletrônico.

O atendimento não é muito legal, Claudia pegou uma mulher chata e disse que nem esperou ela se ajeitar pra tirar a foto, eu particularmente nem vi como ficou a minha, saí de lá só pensando no dia 23, que é o dia que vamos lá novamente buscar os novos passaportes.

Essa etapa foi considerada de suma importância, pois trata-se do único documento que tinhamos realmente pendente. Ainda temos débito de carta do nosso emprego atual, de xerox de alguns documentos e até mesmo do preenchimento dos formulários, mas isso tudo está sob nosso alcance e acredito que em breve estaremos colocando um post sobre o envio dos documentos.

Merci pour nous visiter et au revoir.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Adiantamento do processo

E a gente está super feliz porque íamos fazer o passaporte dia 28/04 e só então mandar os documentos mas por uma dica da notre amie, fiquei olhando de vez em quando o site da Polícia Federal. É que o novo passaporte agora é feito através de agendamento neste site e, após pagamento da GRU, você vai lá no dia marcado com todos os documentos exigidos, sorri pra foto (que agora é tirada lá) e voilà: Em 08 dias vai lá buscar a casinha do seu futuro visto canadense.

Descompromissadamente, entrei agora de tarde e guess what: tinha vaga disponível para o dia 15/04!!! Agendamos no mesmo momento, e só os nossos horários que foram diferentes. Mas quem se importa com hora quando se tem o processo adiantado em 13 dias?

Pode parecer besteira mas quem vive isso, sabe que cada detalhe faz uma diferença enorme né?

Muitos documentos reunidos, algumas dúvidas mas acreditamos que ainda esse mês enviaremos tudo!

E nós já temos os próximos passos em relação ao francês mas postaremos esse novo caminho junto com as dúvidas que tivemos durante o processo de reunir os benditos documentos e preenchimento dos formulários.

À bientôt!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

1º Checklist

Como estamos praticamente há um mês do envio do nosso processo, começamos a organizar um pequeno checklist (dos muitos que virão) para a organização dos nossos documentos.

A primeira coisa que fizemos, foi acessar o site da imigração para saber o que ainda seria necessário correr atrás, pois algumas coisas já tínhamos e outras que faltavam, conseguimos durante as nossas férias.

Formulários impressos - OK

Curriculum Vitae - OK

Cópia de todos os diplomas - OK

Cópia de todos os boletins de nota - Ficha 19 e Histórico da Universidade - João OK / Claudia pendente Histórico

Atestados de todos os empregos - Estamos providenciando cartas dos últimos empregadores, inclusive do nosso atual (trabalhamos na mesma empresa). Como ele já sabe das nossas intenções, cremos que não será problema.

Atestados de estágio - Como algumas empresas que estagiamos fecharam, vai ser difícil comprovar isso. No caso do João, ele ainda têm uns dois contatos mas no meu caso, só poderei comprovar meu estágio em um lugar apenas.

Atestados de horas de francês estudadas - OK

Certidão de nascimento e casamento - OK

Passaporte - A ser tirado dia 28/04

Algumas dúvidas já surgiram no preenchimento dos formulários, de acordo com as dicas de alguns blogueiros, estamos fazendo um rascunho antes para depois passarmos a limpo. Também não sabíamos se era necessário enviar a ficha 18 mas de acordo com algumas pesquisas (né Rossana? rs), não precisa.

O modelo da carta de trabalho também estamos pesquisando, mas acreditamos que colocando todos os nossos dados, cargo, afazeres, papel timbrado, data e assinatura seja o suficiente.

Agora, falta só comprar a pasta. Está chegando!!!