terça-feira, 30 de outubro de 2007

A notícia da viagem

Essa semana conseguimos contar a todo mundo do nosso sonho.

Ainda faltava a família do João saber (na verdade, ainda faltam algumas pessoas) e graças a Deus foi tudo bem. Todos estão nos apoiando muito nesse início e já falam em ir morar por lá também.

Engraçado que quando comentamos dos nossos planos, todos se interessam e começam a questionar o assunto. Sabemos que muitos estão apenas tentando arrumar um escape para melhorar de vida e outros que falam e não fazem nada para concretizar a ida. A gente acha que quando estivermos lá é que todos acreditarão que é possível.

Enfim, no meio de Novembro tirarei alguns dias de férias para colocar a documentação em dia. Como casei e mudei de nome (acrescentei um sobrenome do João), necessito tirar novas vias da identidade, CPF para aí então tirar o meu 2º passaporte. Já procurei saber o preço das fotos e vai custar R$ 8,00 por 4 fotos 5 x 7 na Canadá Color do Shopping Tacaruna (na do Shopping Recife é o mesmo preço por 2 fotos). Alguém sabe onde tirar as fotos 35x45mm para o formulário?

Bom, desleixada como sou, também não tirei ainda o meu registro de Jornalista e aproveitarei esses poucos dias livres para ir no DRT fazer isso. Em Março, será a vez do João tirar férias e correr atrás da documentação dele.

Queremos deixar tudo pronto para demorar o mínimo possível na preparação dos documentos para enviarmos no meio do ano que vem. Já vamos comprar as tão faladas pastas com folhas de plástico para ir colocando tudo lá e apresentarmos de forma organizada para o nosso entrevistador.

É.... aos poucos o sonho vai tomando forma.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Sobre os processos

Pesquisar é o nosso verbo favorito no momento. Já visitamos mais blogs do que podemos lembrar, estamos falando com tantas pessoas com o mesmo sonho e algumas até que já o realizaram. Muito obrigada pelas respostas e comentários!!

Para quem não sabe, existem vários tipos de visto para o Canadá. São eles: Skilled Worker (Residente Permanente), Trabalhador Temporário, Turista, Estudante, Reunião Familiar, Refugiado, Investidor e aqueles que são Nomeados pela Província (que já possuem oferta de emprego).

O mais procurado hoje em dia é, sem dúvida, o visto de Skilled Worker. Este é o visto que estamos tentando para sermos cidadãos canadenses, trabalhando legalmente no país e tendo alguns benefícios oferecidos pelo Governo de lá. Para este visto, tivemos que escolher entre dois processos: Processo Federal e o Processo de Québec.

As informações sobre o Processo Federal, podem ser encontradas aqui. Em resumo (bem resumido MESMO), você deve atingir o mínimo de 67 pontos comprovando através de documentação, que você possui nível linguístico (Inglês e Francês) alto, educação, trabalho comprovado e idade abaixo do máximo exigido. A adaptabilidade também conta ponto através de viagens anteriores ao Canadá e parentes morando lá. Além de tudo isso, é preciso ter o chamado proof of funds onde você terá que provar que tem uma determinada quantia em dinheiro para se sustentar no Canadá. Para um casal sem filhos - que é o nosso caso - , a quantia seria de CA$ 12,659.

Pelo processo simplificado, após você ter feito os 67 pontos, você preenche os formulários , paga a taxa e os envia sem necessidade de comprovar nada. É como se você estivesse pegando a sua ficha na fila. Quando chega a sua vez, aí sim eles solicitam a sua documentação que deverá estar toda em ordem. Pelo que tenho lido, o mais difícil tem sido os antecedentes criminais e geralmente pra quem mora em São Paulo. Logicamente que já vou verificar aqui em Recife o grau de dificuldade de consegui-los.

Depois disso, são os exames médicos (que aqui em Recife é feito pelo Dr. Paulo Almeida) e o envio dos passaportes para o tão sonhado visto.

Pelo Processo de Québec, a diferença está no início da aplicação e na quantia exigida pelo Governo. A mesma simulação deve ser feita no site, só que ao final, ao invés de pontuação o sistema lhe dirá se você tem chances ou não. No nosso caso, ajudou muito o fato do João ser analista de sistemas, uma área que está exigindo demanda de profissionais por lá. Caso seja aprovado, é preciso enviar a documentação para o escritório em Buenos Aires, juntamente com o pagamento das taxas e aguardar a esperada carta de convocação para a entrevista.

Por causa dela, vamos estudar francês o próximo ano pois ela é feita toda nessa língua. Pelo que lemos, com um francês básico / intermediário, você consegue responder a todas as perguntas que são feitas pelo seu entrevistador e, caso você se saia bem nela e na apresentação de seus documentos originais, você já sai de lá com o querido e idolatrado CSQ. Para treinar as perguntas, o blog do Luis e Tati nos ajudará muito. O proof of funds no caso do Processo de Québec para um casal sem filhos é de CA$ 3,802.

A partir de então, é fazer o Processo Federal com envio de documentação, exames médicos, pagamento das taxas finais, passaportes e obtenção do visto.

Para não ficar muito longo (aliás, maior do que já está hehehe), no próximo post explicaremos como escolhemos o nosso processo e a que pé andam nossos planos!

* Espero ter sido clara para ajudar aos que precisam dessas informações. Mas não esqueçam de ler sempre os SITES OFICIAIS.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Entrando no clima

Uma pequena reformulada no blog para nos dar mais ânimo (se é que é possível) e como diz o título do post, entrar no clima.
Coloquei ao lado umas indicações de como anda o clima em algumas cidades, as duas primeiras são Belém e Recife. Belém, a capital do estado do Pará, terra do açai, e onde eu nasci e morei 12 dos meus bem vividos 27 anos. Recife é a capital do Frevo, do Maracatu e também a cidade do meu amor, não deixa de ser a cidade que adotei como minha segunda casa, afinal já tenho praticamente 15 anos de convivência de amor e ódio para com ela.
Escolhi algumas cidades do Canadá para colocar também, como não sabemos ainda onde vamos morar achei interessante ficar de olho como anda o clima em cada uma dessas cidades, é bom para se preparar e entrar no clima de mudança.
Coloquei algumas outras funcionalidades no blog e a intenção é ir melhorando aos poucos, com links, fotos, textos e vídeos. Aproveitando a deixa coloco o endereço do vídeo de Soraia Tandel, a responsável pelas palestras ministradas em todo Brasil para quem quer tentar o processo de Quebec. (CLIQUE AQUI PARA VER A ENTREVISTA)

Por hoje é só e a luta continua (companheiro).

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Québec?

Como as coisas podem mudar de uma hora para outra. Calma,nós não desistimos de tentar morar no Canadá, pelo contrário, quanto mais dificuldades aparecem, mais temos certeza de que vamos ser (mais) felizes quando tudo acabar (ou começar).

Depois de uma averiguação com o consulado, descobrimos que o FGTS não vale como proof of funds. Droga, pensei. A sorte, é que tenho um marido persistente e que logo sugeriu outro caminho: Québec. Pois é, estávamos tão engajados para estudar inglês e fazer o IELTS e agora tudo mudou: temos que aprender o abc francês.

Pelo processo de Québec não precisamos ter os CA$ 12,000 dólares canadenses que precisaríamos caso fôssemos para o outro lado do país. Além do valor ser menor, não precisamos necessariamente viver lá. Como o francês será somente para a entrevista, os nossos estudos de inglês não serão jogados fora! Fora que, enquanto aguardamos nossos vistos, intensificaremos nossa busca por certificações e fluência na língua que pretendemos usar mais lá. Alguém mais aqui já vive no futuro?

Pesquisei hoje o dia inteiro as escolas de francês e acho que optaremos pelo SENAC. Além de mais barato, duas horas de aula todos dias me pareceu uma boa maneira de praticar. Como temos facilidade de aprender línguas (fora que é meu esporte favorito), tenho certeza que não teremos muita dificuldade.

É isso. Tentamos diariamente não desanimar e intensificar o aperfeiçoamento dos nossos planos. E juntar dinheiro, claro. Além disso, estou procurando blogs de pessoas que passaram pela entrevista para tentar sondar o quão perfeito precisa ser nosso francês e, pelo visto, pessoas do nível intermediário conseguiram. Adoro essas coisas que nos empurram para frente... :)

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O meu início

De antemão, por favor não reparem no layout do blog. Como nem eu, nem meu marido temos experiência, ainda estamos decifrando como deixar essa página legal para receber vocês. Quem puder ajudar com dicas, é só deixar o comentário ;)

Bom, apesar do nome do blog, nós sabemos que tentar a vida em outro país não tem nada de brincadeira. Depois de ler (e continuar lendo) milhões de blogs sobre o assunto, pudemos perceber quanta responsabilidade e coragem existe por detrás de uma decisão dessas. Concordei com o nome porque acredito realmente que é preciso ver o lado bom das coisas e brincar com a situação.

No momento, estamos estudando. Estudando possibilidades, estudando inglês, estudando o país que nós escolhemos para viver um dia.

Decidimos construir o brincando no gelo para dividir tudo o que passarmos durante este processo e encorajar tantos outros que visitarmos.

Nice to meet you guys!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Primeiro Post

Este é apenas o começo de um sonho, um sonho a dois que está se tornando realidade a cada dia que passa, somos Jão e Cau, moramos em Recife e se tudo ocorrer como planejado, em breve (ok, não tão breve assim) estaremos pisando em terras geladas.

Nossa aventura começa oficialmente agora.