quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Valentine's Day


Dois posts no mesmo dia!!

Mas é que eu realmente não poderia deixar passar em branco o dia dos namorados no Canadá! É!! Hoje, dia 14 de fevereiro, é celebrado no Canadá (e em outros países) o Valentine's Day.

São muitas as histórias sobre a origem deste dia, criadas ao longo dos anos. A mais conhecida, é a de um bispo italiano chamado Valentine, que foi jogado na prisão devido aos seus ensinamentos cristãos. Ele foi preso porque casava os casais apaixonados em segredo, contrariando as leis do Império Romano que obrigava o alistamento das pessoas do sexo masculino. No dia 14/02, ele foi decapitado, porque além disseminar a sua religião, Valentine realizou um milagre: depois de ter se apaixonado, ele supostamente teria curado a cegueira de Asterius, a filha de um companheiro de prisão. Uma noite antes da execução, ele teria escrito uma carta de despedida para a garota, assinado "Do seu, Valentine", expressão ainda usada hoje em dia. A lenda conta que, durante o tempo que ele passou na prisão, Valentine, que era amado por todos, recebia cartas de amigos que sentiam a sua falta e que afirmavam a crença no amor eterno.

O dia 14 de fevereiro também já foi um feriado romano. Neste dia, os homens solteiros escolhiam uma garota para acompanha-los durante as festividades. O costume de escolher uma companheira para este dia, se espalhou na Europa e logo depois nas colônias americanas.

Atualmente, algumas escolas canadenses promovem uma festinha para a troca de cartões e chocolates entre os alunos. Não precisa ser necessariamente namorados como no Brasil (cuja data é 12 de junho), visto que esta data lá ganha uma perspectiva muito maior que aqui. Uma pesquisa feita no Canada pela ZINC Research em parceria com a Dufferin Research afirma que 3/4 dos canadenses acham que um jantar elegante é o melhor presente neste dia. Segundo eles, menos de 2 em 5 canadenses acham que uma caixa de chocolates é um bom presente. Aliás, uma lingerie sexy tem melhor aceitação lá que os doces. Para informações completas sobre a pesquisa, é só ir no site da ZINC.

Quer enviar um cartão para já entrar no clima de lá? Essa página tem uns ótimos. Ah, não tem pra quem mandar? Então veja umas receitinhas básicas de conquista dadas pela revista Elle Canada.

Happy Valentine's Day!

Joyeuse Saint Valentin!

4 Comments:

Carol, Ênio e Leila said...

Olha, perdi a data. Vou mandar um cartão atrasado para o meu amore.

Um abraço,
Carol

Anônimo said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alexandre said...

Oi Claudia !!!!

Respondendo seu comment, pode mandar ai a receita com as laranjinhas...tenho uma receita da minha mãe (lógico) que é hiiiper fácil e boa, mas se a sua for tb nível fácil-retartado, não economiza e manda pra mim !!! Adoooro um bom bolo de laranja pra tomar com café! Neste fim de mundo gelado é ainda melhor (se é que é possível).
Bjinho
Dani

Leila e Júnior said...

Oi..
Tudo bem?
Achei o blog de vcs pesquisando o blog do pessoal. Vi que moram em recife..moramos aí em 2006 e provavelmente iremos morar agora em 2008 (esperando resposta da empresa) novamente.
Adicionei vcs no nosso blog (está um pouco desatualizando, mas estou ajeitando isso), ok?
Um abraço,
Leila e Júnior