terça-feira, 13 de novembro de 2007

Ajobrac

Oi gente!

Este será mais um post sobre carreiras. Calma que eu juro que falaremos sobre outros assuntos mas é que a hora de pesquisar é agora então qualquer informação que a gente julgue que seja importante, vamos comentar aqui.

Nas andanças pela Internet, descobri que existe a Associação de Brasileiros Jornalistas no Canadá (Ajobrac). A Gabi Veras, que hoje reside em Calgary e trabalha como freelance permanente para a CBC TV, é a presidente. Consegui o e-mail dela e escrevi correndo para saber das novidades por lá na minha área e eis que as notícias não foram lá muito animadoras.

Ela já está lá há 8 anos, passou por alguns meios de comunicação e no início ralou quase de graça pra conseguir experiência (ai, ai, já estou até vendo a vida de escraviária tudo de novo). Depois foi conseguindo espaço e fez um curso em Ontário no Sheridan College. O curso se chama CANADIAN JOURNALISM FOR INTERNATIONALLY TRAINED WRITERS e, pelo que eu vi, não deve ser fácil entrar nem barato. Segundo a Gabi, o curso é bem bagunçado mas deu para extrair coisas boas dele e de alguns professores (acho que isso acontece em qualquer faculdade, né?). Ela acha imprescindível ter um curso de Jornalismo de lá.

Ah! E não é preciso validar diploma porque este não é obrigatório para jornalista. Ela também deixou bem claro que o inglês ou francês deve ser nada menos que perfeito e que networking é fundamental.

Bem, apesar dessa avalanche, ainda acho que dá pra dar certo. O negócio é investir num curso de idiomas bom (inglês ou francês dependendo de onde vou ficar) e preparar a cara de pau pra entrar num mercado de trabalho tão restrito. Continuarei minhas pesquisas jornalísticas e os manterei informado. É bom que o assunto me trouxe amizades legais como a Rossana e a Camila. Unidas, venceremos (rs)!!

5 Comments:

Anônimo said...

Valeu, Cau, por mais essa dica!

Sim, UNIDAS VENCEREMOS!!! ;o)

Beijos.

Camillo said...

Vejo uma luz no fim do túnel...

Ah, é o flash da minha câmera.

Gisa said...

Olá Cau.

Parabéns pela iniciativa do blog, é ótimo para não animar e reforçar o sonho - Canadá.

Pois é, sobre a carreira, você não é a única que terá quer percorrer uma longua estrada lá, então, não desanime porque no final tudo dá certo.
Abraços e fique com Deus.

Ninha said...

Oi Cau,
Acho que pra todos esse lance de ter q trabahar de graça é uma verdade.Mas temos que ir preparadas para tudo mesmo, aliás, quem não arrisca não petisca ...
Mas vc consegue..tem q ter certeza
Eu não entendo dessa área, mas oq eu puder fazer pra ajudar, é só gritar!!!!!!

bjs!

Rossana said...

É isso aê Cau!! O que vem fácil vai fácil!! hahahahaha
Pode ser que seja duro, a gente vai ter que ralar, mas a gente chega lá!! E o apoio e as amizades que vão surgindo no meio do caminho vão dando forças pra gente seguir sempre em frente de cabeça erguida!!

Canada Here we go!!!

beijocasss