quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Notícias boas

A vida de quem tá querendo imigrar geralmente é cercada de ansiedade, grande fator é a expectativa que cerca você num projeto tão grande e importante, outra cultura, outro idioma, outra vida por que não dizer, mas onde quero chegar é quanto ao tempo, que é o outro fator que nos deixa muito ansioso, neste processo de imigração você fica querendo atropelar tudo e todos, é o tempo de aprender ou aprimorar a nova língua, de tirar documentos que você não tava muito ligando de correr atrás, de esperar pelas cartas do consulado convocando para entrevista, para a realização dos exames médicos, até que enfim você esteja no Canadá de fato.
Tá, tudo isto todo mundo já ta careca de saber e devem estar perguntando o que eu quero falar com tudo isso.
Pois bem, fazendo minhas pesquisas diárias eu descobri um blog chamado Baianos no Canadá, que dentre outras dicas interessantes disponibilizou um audio da palestra da Soraia Tandel em Salvador, creio que foi realizada em julho deste ano. Ela me tirou uma dúvida que tinha há um certo tempo e que ninguém tinha certeza em responder. Minha dúvida era a respeito da comprovação de horas de Francês para a entrevista, que no meu caso e de Cláudia deverá ser no mínimo básico (análise obtida através do preenchimento do questionário no site de imigração), que equivale a 150h de aula.
A Soraia deixou bem claro que você não precisará ter as 150 horas para dar início no processo, ela recomenda que você dê entrada quando tiver cerca de 50 horas faltando para alcançar o seu mínimo necessário, ou seja, quando tivermos 100 horas/aula de Francês já poderemos dar entrada no processo sem medo de ser feliz.
Dando uma pesquisada nos timelines do pessoal na comunidade Brasil-Quebec verifiquei que pelo menos em 2007, as pessoas que deram entrada até o início de maio de 2007 foram chamadas para entrevista em agosto. Pelos meus cálculos, com as aulas do Senac eu estimo obter as 100 horas ainda no final de Abril, o que me dá chances da entrevista ser ainda no meio do ano e não somente no final de 2008 como eu estava prevendo.
Claro que isso são especulações e como a cada dia o número de pessoas aplicando para o processo aumenta assustadoramente, estes tempos podem mudar, mas para nós, que estamos aqui roendo as unhas e contando os dias para cada etapa ser vencida, vamos nos agarrando nestas idéias que nos ajudarão a enfrentar estes árduos dias com um sorrisão na cara ainda maior.

4 Comments:

Ninha said...

Eeiiita anciedade ne??? A gt fica uma pilha mesmo, e qnt mais informações, melhor. Vcs ja entraram no grupo de discurssões do Yahoo? La diz praticamente TUDO ( pra não dizer tudo ) O que nos interessa. Diz sobre as imigrações por Quebec e federal. Sem falar nas dúvidas que o pessoal coloca e o pessoal responde. Fora isso tem dizendo tudo a respeito do Canada, desde grandes empregadores ate moveis...carros para venda.Eu gostei bastante.
Essa semana tivemos uma noticia mto boa que nos leva a crer q nosso processo tb podera ser dado entrada antes do q imaginávamos...É tao bom ne? Pra gt q esta aqui esperando pra dar entrada é um tempo taaaaaooo longo , taaaao demorado...que qualquer novidade q encurta esse tempo é mto bem vinda né mesmo?
Mudando de mala pra bolsa, o pessoal ta querendo reunir tipo um chat pra conversar, achei uma ótima idéia, vamos ?
Assim que definirmos o local, data e horario eu aviso la no blog.
bjao
Ninha

Ninha said...

Mas esse encontro é só para quem está no Recife, num é ?

Ninha said...

Oi Cau

O pessoal do processo esta organizando um encontrao para trocarmos informações e nos conhecermos um pouco mais, vamos ?


ENCONTRAO: 25/11 - 22:00 hr-Brasil
Msn:g.pratti@hotmail.com ou ninha_dib@hotmail.com
AAHH..não esqueça de levar os salgadinho e refri, rsrs

Mildred Davim & Flavia Araújo said...

Oi pessoal,

Obrigada por visitar nosso blog, sejam sempre bem vindos, ainda temos que atualizar, mais a chegada é sempre muito corrida vcs vão ver.
Guardem a anciedade...rs, ainda tem muito por vir, mas acreditem tudo vale a pena!
Bom, o Canadá é um lugar muito bom para viver, neste caso acho que escolhi um bem melhor para morar com minha família "Cälgary", lugar lindo, e que curiosamente fomos recebidos muito bem!
Eu estou trabalhando em uma ONG e estudando Inglês na CIWA, estou gostando muito, as pessoas teem toda a paciência do mundo comigo por causa do Inglês e sempre me deixam bem a vontade para falar errado mesmo. rs

Se conselho fosse bom, não se dava, vendia-se...rs, o que tenho a dizer a vcs é que tenham fé, paciência e não queiram nada precipitado, pq o que é do homem o bicho não come!!!

Boa sorte para vcs, sucesso e tudo que acredito que todos nós que estamos aqui, lutando para melhorar, merecemos.